Pesquisadoras/es da ANPEd tomam posse no Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Capes

Pesquisadoras/es associadas/os à ANPEd assumiram, nesta quinta-feira (17/8) seus postos no Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) da Coordenação para Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O CTC-EB tem como função contribuir para a formulação de políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica e havia sido suspenso em 2017, durante o governo Temer. A retomada do Conselho foi anunciada em maio, leia mais aqui.

Elas e eles são parte de um grupo composto por 20 membros escolhidos a partir de uma lista tríplice de 60 indicações, em função da relevância de sua atuação no campo da pesquisa em Educação. O mandato é de três anos.

A composição final levou em conta a diversidade de raça, gênero e regional. Dos 20 integrantes, 55% são mulheres.

Entre as pesquisadoras e pesquisadores da ANPEd que integram do CTC-EB da Capes estão a presidenta da associação, Geovana Lunardi, entre outras e outros. A lista completa pode ser consultada abaixo.

Para a presidente da Capes, Mercedes Bustamente, a retomada do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica tem um significado histórico, ao retomar um processo iniciado em 2008, quando a Capes incorporou a missão de organizar a formação inicial de professores da educação básica. “Na época, a ideia de trazer a formação de professores causou estranhamento, mas ela traduz uma visão de continuidade entre a educação básica e educação superior”, destacou.

Essa visão se alinha com a perspectiva enfocada pela secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Isolda Cela, que enfatizou a importância da retomada do CTC-EB para a melhoria da qualidade da formação docente. “A formação de professores é um pilar para a melhoria das escolas e da aprendizagem”, enfatizou Isolda

Além da posse dos novos integrantes do CTC-EB, o Conselho realizou a primeira reunião desde que o Conselho havia sido esvaziado em 2017.

Veja a lista completa dos novos integrantes do CTC-EB:

Alessio Costa Lima

Alfredo Macedo Gomes

Amali de Angelis Mussi

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim

Armando Traldi Junior

Carlos Eduardo Moreno Sampaio

Catarina de Almeida Santos

Cleida Aparecida Oliveira

Cristiane Antonia Hauschild Johann

Eliana Ruth Silva Sousa

Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Guilherme do Val Toledo Prado

Hélvia Miridan Paranaguá Fraga

Luiz Fernandes Dourado

Mark Clark Assen de Carvalho

Rosilene Corrêa Lima

Silvia Regina Canan

Suely Melo de Castro Menezes

Valter Gomes Campos

Wilma de Nazaré Baía Coelho