Programa Bibliografia Viva homenageia Carlos Roberto Jamil Cury na sexta (24)

O terceiro episódio da segunda temporada do Programa Bibliografia Viva homenageia o professor e pesquisador Carlos Roberto Jamil Cury. O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 24 de junho, sexta feira, às 19h, horário de Brasília.

O professor é considerado um dos pesquisadores mais influentes no campo educacional, sendo sempre citado em diferentes áreas, em cursos de graduação e pós-graduação, em conferências e simpósios.

A sua trajetória acadêmica foi sempre marcada pelo debate político em torno do acesso à educação básica, seu avanços e seus retrocessos no sentido de ser considerado um direito individual subjetivo e o quanto a exclusão marcou a luta pelo acesso à esse direito.

Suas produções são muito  referenciadas, entre elas se destacam os livros: Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativoIdeologia e educação brasileira. Assim como seus textos, Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença e A educação básica no Brasil. 

Trajetória acadêmica

O paulista Carlos Roberto Jamil Cury, é filósofo graduado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de  Nossa Senhora Medianeira, em 1971. Concluiu o mestrado em Educação, em 1977, e o doutorado, em 1979, também em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Bibliografia Viva

A mesa virtual sobre o educador será conduzida pelo professor Luciano Mendes (UFMG) e pelo professor Fabrício Vinhas (UFOP), que terão como convidados: Janete Lins Azevedo (UFPE), Luiz Antônio da Cunhas (UFRJ), Sandra Goulart Almeida (UFMG) e Teodoro Zanardi (PUC-MG). O homenageado não estará presente na roda de conversa virtual, mas poderá acompanhar a homenagem sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com outros participantes no canal da FAE/UFMG.

O programa já homenageou vários intelectuais em suas duas primeiras temporadas. Os programas estão disponíveis no seu canal no youtube. Bibliografia Viva é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ouro Preto envolvendo os seguintes grupos e estruturas institucionais: Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG,  Grupo Didaktikè,  Programa Ações Afirmativas na UFMG e  Setor Audio Visual da FaE/UFMG -  da parte da UFMG. Da parte da UFOP, a responsabilidade do GERAES, grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Educação daquela universidade. Para acompanhar nosso trabalho acesse nossas redes sociais no Instagram e Facebook ou  no Youtube:  Bibliografia Viva - YouTube

Serviço

Data: 24/06/2022 - Sexta-feira

Horário:19h

Canal: Bibliografia Viva - YouTube

Contatos

Instagram - @Bibliografiaviva

Facebook - @BibliografiaViva

E-mail - bibliografiaviva@gmail.com