Programa Bibliografia Viva revisita Educação e Cotidianos na obra de Nilda Alves nesta terça (26)

O 6º  episódio da 3ª  temporada do Programa Bibliografia Viva homenageia a professora Nilda Alves. O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 26 de setembro, terça-feira, às 19h, horário de Brasília. Dentre as convidadas da atividade estará a presidenta da ANPEd, Geovana Lunardi (UDESC).

Nilda Guimarães Alves nasceu no Rio de Janeiro na década de 1940. Além da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde recebeu recentemente o título de emérita, foi docente na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é Pesquisadora emérita da FAPERJ, com exercício na UERJ, no Programa de Pós-graduação em Educação, campus Maracanã, e no PPGE-Processos Formativos e Desigualdades Sociais no Campus São Gonçalo.

A pesquisadora se destaca como um modelo de excelência nas investigações relacionadas à Educação. Seu comprometimento intelectual na promoção da educação pública, bem como seu engajamento em reuniões e discussões, servem como fontes de inspiração para profissionais da educação em todo o país. Uma liderança no campo, Nilda Alves assumiu a presidência da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, a ANPEd, em 1999, onde permaneceu por dois mandatos consecutivos, até 2003. Durante seu período como presidente, a ANPEd deu um passo fundamental em sua consolidação ao adquirir uma sede própria e ao aprimorar sua gestão, fortalecendo o diálogo com a comunidade acadêmica. 

Trajetória acadêmica

No Rio de Janeiro, a pesquisadora fez o curso Normal no Instituto de Educação entre os anos de 1958 e 1961. A professora se graduou em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1965 e em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula em 1975. É doutora em Ciências da Educação pela Universidade Paris Descartes, Paris V, na França em 1980.

Bibliografia Viva

A Roda de Conversa sobre a educadora será conduzida por Vanessa Eleutério (UFMG) e Celsiane Araújo (UFMG), que terão como convidados Inês Barbosa (UNESA), Leonardo Peixoto (UEA), Tânia Delboni (UFES), Geovana Lunardi (UDESC). A homenageada não estará presente na roda de conversa virtual, mas poderá acompanhar a homenagem sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com outros participantes no canal da FAE/UFMG no Youtube.

O Programa Bibliografia Viva, em seus programas anteriores, já homenageou vários intelectuais do campo educacional. Os programas realizados estão disponíveis no Youtube. O programa é desenvolvido por meio de parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ouro Preto e envolve os seguintes grupos e estruturas institucionais: Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG, Grupo Didaktikè,  Programa Ações Afirmativas na UFMG e Setor Áudio Visual da FaE/UFMG -  todos na UFMG. Na UFOP, a responsabilidade é do Grupo de Pesquisa História e Historiografia da Educação - GERAES. Para acompanhar nosso trabalho acesse nossas redes sociais no Instagram e Facebook ou no Youtube:  Bibliografia Viva - YouTube

SERVIÇO:

Data: 26/09/2023 - Terça-feira

Horário:19h

Canal: Bibliografia Viva - YouTube

 

Contatos

Instagram - @Bibliografiaviva

Facebook - @BibliografiaViva

E-mail - bibliografiaviva@gmail.com