Sessão de encerramento da 41ª Reunião Nacional debate impacto da Lei 10.639 nas políticas de enfrentamento do racismo estrutural

A ANPEd realiza mesa de debate com o tema “Educação e igualdade: (re)construindo um país democrático e antirracista”. A sessão, na sequência de solenidade, marcará o encerramento da 41ª Reunião Nacional, no auditório Amazonas, na Faculdade de Estudos Sociais (FES) na UFAM, em Manaus. A sessão contará com transmissão ao vivo pelo canal da ANPEd no Youtube.

A mesa conta com a presença de Nilma Lino Gomes (UFMG), ex-ministra das Políticas de Promoção da Igualdade Racial e vencedora do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, e Kátia Regis, docente em Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (Liesafro/UMA) e coordenadora geral de Justiça Racial e Combate ao Racismo na Diretoria de Combate e Superação do Racismo na Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo da Igualade Racial. A coordenação da mesa será feita por Geovana Lunardi (UDESC), presidenta da Associação.

A mesa celebra e debate os 20 anos da Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas redes de ensino. A sessão, assim, tem caráter acadêmico e político muito grande, avaliando como essa legislação tem impactado a educação brasileira.