Documento sistematiza propostas da ANPEd para o Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028

A ANPEd está divulgando um documento que sistematiza propostas para o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2024-2028, produzido pelas instâncias da Associação (Diretoria, Forpred, GTs, GEs e Fepae). Ele foi elaborado no contexto da consulta pública sobre a proposta preliminar de PNPG 2024-2028, divulgada pela Capes em dezembro e pode ser acessado aqui.

A consulta está aberta até esta quinta-feira (25/1) na Plataforma Participa + Brasil. Todas as pessoas interessadas podem encaminhar sugestões.

O documento de sistematização elaborado pela ANPEd analisa ponto a ponto a proposta preliminar, propondo alteração, supressão ou manutenção de itens.

A intenção é que o documento possa ser usado pelas pessoas que participarem da consulta como uma referência para sugestões ao texto apresentado pela Capes.

Live

A ANPEd também realizou, no dia 18 de janeiro, uma live na qual o texto da Capes foi debatido.

Na live, os participantes da live sinalizaram que a elaboração do PNPG 2024-2028 tem avanços em relação a planos anteriores, pois possibilitou a participação de representantes da sociedade civil e governo. No entanto, atores importantes poderiam ser mais envolvidos, como as associações de pesquisa e programas de pós-graduação.

Com relação ao texto, alguns destaques indicados na live são a maior presença da diversidade, especialmente de gênero e regional, além da preocupação com processo de inclusão, desde a entrada até a permanência na pós-graduação.

Alguns pontos de crítica são: as metas e indicadores serão elaborados após a recepção das contribuições na consulta pública, avanço do discurso do empreendedorismo na pós-graduação - revelando um tenso campo de disputa, especialmente entre as áreas aplicadas e humanas e sociais e a ausência de discussão sobre as modalidades e financiamento dos programas profissionais.

 

Acesse o Documento de Sistematização das Propostas para o Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028