Live do Forpred-NE debate desafios dos programas de pós-graduação profissionais em Educação

O Forpred Nordeste realiza a live “Programas Profissionais em Educação: pesquisa, produção intelectual e os desafios na pós-graduação”, no dia 1º de dezembro (sexta-feira), a partir das 19h no canal da ANPEd no YouTube.

O evento conta com participação de Nonato Assis de Miranda (coordenador adjunto da Área de Educação/Capes), Emilia Peixoto Vieira (PPGE - Universidade Estadual de Santa Cruz) e Sannya Fernanda Nunes Rodrigues (PPGE - Universidade Estadual do Maranhão). A coordenação será feita por Ana Cristina Kiki Givigi (UFRB/Forpred-Nordeste).

O crescimento do número de programas de pós-graduação profissionais, em especial no Nordeste, num cenário de ausência de financiamento para este tipo de formação é um dos temas que serão debatidos na live.

No Nordeste existem 18 programas profissionais. Considerando somente os mestrados, os profissionais são 15 de um total de 20 – o que aponta à necessidade de se pensar a pesquisa e a produção intelectual e científica na região, tendo em vista seu fortalecimento e continuidade.

Nesse cenário, também serão debatidos temas como a produção científica dos programas, a formação de professoras/es e pesquisadoras/es e seus impactos na educação básica em termos de qualificação do ambiente profissional e renovação das perspectivas da educação.

“Essas questões nos levam a pensar na estruturação de uma maior quantidade de doutorados profissionais, a fim de dar continuidade àquilo que temos produzido nos programas. Ao mesmo tempo, há uma ausência de financiamento para os programas profissionais em contradição a seu crescimento”, analisa a coordenadora da live, Ana Cristina Kiki Givigi .

Outro tema que deve permear o debate são as ações da Capes de reconhecimento e valorização dos programas profissionais, através de novos indicadores e critérios de produção para a avaliação quadrienal de 2025-2028.