Diretoria da ANPEd define linhas de ação para 2023 e avança no planejamento da 41ª Reunião Nacional

A diretoria da ANPEd se reuniu em Manaus (AM) entre os dias 6 e 10 de março para definir as linhas de ação deste ano e avançar no planejamento da 41ª Reunião Nacional, que acontece de 22 a 29 de outubro na capital amazonense. O tema desta edição do evento é “Educação e Equidade: bases para Amar-zonizar e reconstruir o país”.

Nos três primeiros dias de reunião, as/os/es integrantes da diretoria traçaram as grandes linhas de ação para 2023, envolvendo tanto articulações internas quanto externas com diferentes entidades da sociedade civil e a pauta governamental.

Visita da diretoria à Universidade Federal do AmazonasNo campo da pós-graduação e pesquisa, a ANPEd manterá sua atuação, em conjunto com outras entidades, pela recomposição e aumento do financiamento para a área, além da incidência pelo aumento do número e valor das bolsas de pesquisa.

Assim, a ANPEd pretende fortalecer a articulação com o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), entidades científicas, sobretudo na área das Ciências Humanas, bem como a Rede Comunica Educação, integrada por 14 sociedades científicas, entidades acadêmicas e de classe da educação. Saiba mais aqui.

Já no que diz respeito às políticas educacionais, a presença de pelo menos 11 associadas da ANPEd em diversos postos do Ministério da Educação (MEC), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  sinaliza o reconhecimento e a presença da pesquisa em educação no governo federal. Leia mais aqui.

“A presença dessas mulheres no governo federal amplia o espaço de disputa e intervenção na pauta política nacional”, ressalta Miriam Fábia Alves, diretora financeira da ANPEd.

A reunião nacional

Parte da reunião foi dedicada ao planejamento da 41ª Reunião Nacional no que diz respeito à programação científica, sessões de abertura e de encerramento, além de convidados, conforme as orientações dos GTs. Essas propostas serão submetidas aos GTs para uma nova rodada de análise.

A preparação da infraestrutura das instituições que recepcionarão o evento, a UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e UEA (Universidade Estadual do Amazonas), assim como a logística para transporte e hospedagem também foram abordados.

Também foram realizadas reuniões com a Comissão Local de Organização da 41ª Reunião Nacional da ANPEd, composta por professoras/os/es e estudantes das duas instituições.

Visita da diretoria à Universidade Estadual do Amazonas“Tratamos de toda a dinâmica da reunião, envolvendo desde a estrutura disponível nas duas universidades, a definição das comissões, a organização da estadia e possibilidades de hospedagem, a programação cultural e possibilidades de financiamento para o evento”, detalha Miriam Fábia, que destacou o empenho da comissão local para criar as melhores condições para receber o evento da ANPEd.

Uma novidade desta edição da Reunião Nacional da ANPEd são as apresentações de trabalhos em andamento. Essa categoria foi criada para que os estudantes de pós-graduação que estão desenvolvendo uma pesquisa possam compartilhar o trabalho.

Outro destaque será a programação internacional, com a participação da World Education Research Association (Wera).

“Vamos fazer uma reunião no Norte do país com todo o potencial que a ANPEd pode oferecer para a participação e inserção dos associados nos espaços de pesquisa e pós-graduação em educação”, diz a diretora financeira da associação.

Submissão de trabalhos

O prazo para submissão de trabalhos, trabalhos em andamentos e minicursos  para a 41ª Reunião Nacional da ANPEd está aberto até 31 de março. Os editais e mais detalhes podem ser consultados aqui.